Sunday, March 9, 2008

RESP podera' tornar-se tax deductible?

Ola pais e maes,

Para quem nao sabe, RESP e' um incentivo do governo canadense para ajudar os pais a salvarem $$ para Universidade. Assim o aluno podera' estudar tempo integral e nao se preocupar em ter que trabalhar ou ter que fazer um emprestimo estudantil.

RESP = Registered Education Savings Plan

Mas como funciona?

Voce pode abrir uma conta RESP em nome do seu filho e depositar mensamente ou anualmente um valor determinado por voce. O Governo deposita na sua conta 20% do valor depositado por voce (ate' US$ 7.2oo,00 por plano). Esse valor investido recebe juros e cresce na conta de seu filho ate' ele comecar a cursar uma Universidade. Com o comprovante de inscricao, ele recebe o RESP para pagar a Universidade, livros, acomodacoes. Porem ele tera' que pagar tax sobre (valor retirado - principal), mas como ele nao tera' renda, o tax sera' igual a zero.

Principal = Dinheiro depositado por voce no plano RESP do seu filho. Voce ja' pagou Income Tax sobre esse dinheiro, por isso esse valor e' isento no final do plano.

Mas e se meu filho nao quiser ir para a Universidade?

  • Geralmente seu filho tera' ate 26 anos de idade pra decidir o que quer cursar (de acordo com o plano)
  • Ele pode fazer cursos de 3 semanas consecutivas e de no minimo 10 horas por semana ou de minimo 13 semanas fora do Canada

Se mesmo assim ele ainda nao se decidir, entao esse dinheiro pode ser depositado no seu RRSP (seu plano de aposentadoria). Neste caso, voce nao recebe os 20% do governo (CESG), mas recebe os juros desse dinheiro. Trasferencia para o seu RRSP = Principal + juros sobre principal + juros sobre CESG.

Mas se mudarmos de pais na metade do plano?

Somente Canadian Residents podem ter RESP. No caso de mudanca de pais em qualquer momento o plano de RESP do seu filho deve ser terminado.

E sobre esse negocio de tornar o RESP tax deductible?

Na verdade, a proposta dos Liberais e' de tornar o Principal Tax Deductable. Exatamente como o RRSP, fazendo com que mais canadians contribuam com o RESP plan e salvem dinheiro para a educacao dos filhos.

Todo o "ba-fa-fa" esta' em torno da resposta dos Conservativos, que dizem que os canadenses nao precisam de mais incentivos e isso seria too rich para o pais.

Vamos esperar no que vai dar!!!!

Se voce quiser ler mais detalhes, accesse o link to Toronto Star: http://www.thestar.com/Business/article/326571


1 comment:

Maple Syrup com Fubá said...

Oi De,

achei otima a materia. Muito importante saber essas coisas. Eh muito importante se planejar para a futura educacao dos seus filhos. Faculdade aqui eh muito caro!!!! E quem ja recebeu ajuda do governo como eu atraves do OSAP, sabe das dificuldades em aplicar e conseguir ser aceito. E agora ter que pagar a ajuda recebida. Terminei a faculdade praticamente a "bankrupt". Tudo o que eu ganho, tenho que dar para o banco. Eh dificil comecar a vida assim.
Colocando um pouco a cada mes por 18 anos, sera muito bom para os seus filhos. Facam todos o RESP.

peace,

Paula