Saturday, May 31, 2008

De 6 a 9 meses

...continuando

Material: Feeding your Baby from Six Months to One Year Old by Nutrition Resouce Centre e Ontario's maternal, newborn and early child developmental resource centre. e What to expect the First Year. Seu bebe aos 6 meses precisa extra Iron (ferro) e precisa praticar os musculos do maxilar, entao se voce ainda nao introduziu ou se ele nao estava pronto ate' entao e' realmente hora de comecar a papinha.

Cereal Infantil no Canada: A recomendacao por aqui e' que se deve comecar com Cereal de Arroz fortificado com Iron (Ferro). Cereal de arroz (Rice Cereal) e' o mais blend / mild (suave) dos cereais e tem uma alta aceitacao entre os bebes.
  • Comece com cereal de arroz fortificado. De ao seu bebe por no minimo 4 dias e entao introduza outros cereais como Aveia (oats), Barley ou Wheat. Sempre um single cereal;
  • Use mix cereais quando o seu bebe experimentou todos os outros separadamente;
  • De ao seu bebe cereais para Infants. Especialmente formulado para bebes (veja na caixinha a idade);
  • Nunca coloque os cereais na mamadeira. Sempre siva na colher.
  • A principio misture o cereal com leite materno e deixe ralinho Engrosse aos poucos. Comece com pouca quantidade e va' aumentando a quantidade de acordo com o apetite do seu bebe.
  • Escolha cereais que nao tenha leite em po' adicionado.

Comecei com a Vanessa com 4 meses. A primeira comidinha dela foi uma maca raspadinha. Entao introduzi o Rice Cereal. Aos poucos fui introduzinho os outros cereais. Tentei fazer tudo certinho. Ate' 6 meses sempre misturava o leite materno ao cereal par fazer a papinha. O que farei diferente com a Melissa: apesar da recomendacao ser a escolha do cereal sem leite em po adicionado, foi escolher o da Nestle que na minha opiniao o sabor e' bem melhor e ja' tem leite em po. E' so adicionar agua o que fica bem mais pratico.

A recomendacao do Canada mudou de 2006 para 2007. Carnes (incluido frango e peixe)deveriam ser introduzidas apenas com 7 meses. Agora pode ser introduzida a qualquer momento apos os 6 meses. A carne tem um indice de ferro alto e e' importante para o seu bebe.

Alternativa para carne: Tofu. (Tofu tambem pode ser dado ao seu bebe).

Restricoes para Carnes:

  • Ofereca em forma de puree. Deve ser facil de engolir;
  • Nao de ao seu bebe Deli meats (presunto, salames, salsicha, etc,)
  • De ao seu bebe peixes como pescada e salmao. Restrinja peixes com mais alto teor de mercurio em apenas 1 serving por semana.

Iron-rich Foods: Cereais para bebe fortficado com Ferro; Carnes em geral incluido frango e peixe; gema (egg yolk); Tofu; legumes como feijao (beans), lentilha (lentils) e grao de bico (chickpeas).

Legumes e Frutas: Abobora, Batata Doce, Feijoes, Grao de bico, Lentilhas, Pessegos, Plums (cereja), Maca, Pera, Banana e outros legumes e frutas de sua preferencia.

  • De a seu bebe 1 fruta ou legume de cada vez e va' misturando aos poucos;
  • E' bom comecar com Abobora, Batata Doce, Macas, Pera ou Banana (por conterem baixos teores alergicos e boa aceitabilidade);
  • Cozinhe bem e faca um puree da fruta/ legume que escolher dar ao seu bebe;

Outras recomendacoes:

  • Evite frutas citricas;
  • Voce pode dar agua ao seu bebe em dias de muito calor. Ofereca leite materno primeiro e so' entao agua. A agua deve ser filtrada ou fervida. Ofereca naquele no sip cup e nao na mamadeira.
  • Se voce decidir dar suco, faca em casa com frutas frescas e sempre ofereca no copinho.
  • Nao de mais de 1/2 copo de suco por dia;
  • Nao de ao bebe Chas. Chas contem cafeina e propriedades medicinais que nao devem ser dadas ao babe nessa fase.

Aos 9 meses, seu bebe ja' pode comer Iogurte, queijos e pastas.

Se voce tem historia de alergia na familia, nao ofereca frutas citricas, morango, trigo e tomate ate' primeiro aninho.

E NAO ofereca Nuts (amendoim, nozes, etc), Chocolate, Clara de ovo, Mel e Leite de vaca ate' o seu bebe completar 1 ano de vida.

Apesar de todas essas recomendacoes use sempre o bom senso na escolha do prato do seu bebe. Ninguem conhece mais o seu bebe do que VOCE!

Segue algumas receitinhas que coletei para a fase dos 6 ao 9 meses...

1 comment:

Anonymous said...

Denise,
Adorei as dicas sobre alimentação
bjs
Larissa