Wednesday, May 28, 2008

A Hora da papinha...


Estava conversando ontem com a Mirela sobre nossas bebes. A Nina esta' com 5 meses e ja' comecou a comer papinha ha' algum tempo. A Mel esta' com 5 meses e meio e ainda nao esta' pronta... Papo vem e papo vai, ela me contou como iniciou solidos com a Nina baseado na experiencia que ela teve com a Mariana no Brasil e eu contei como foi a minha experiencia com a Vanessa e como pretendo fazer com a Mel. As minhas duas meninas nasceram aqui no Canada. Antes de comecar os solidos com a Vanessa fiz uma super pesquisa, falei com uma nutricionista e fiz 2 workshops sobre o assunto. Prometi pra Mirela publicar todo o material que tenho aqui no meu blog. Espero que possa ajudar as maes que estao iniciando papinha para seus bebes, e tambem que gere discussoes e novas ideias.... Comente!!!

Ah, prometo publicar as receitinhas tambem!

Material: Feeding your Baby from Six Months to One Year Old by Nutrition Resouce Centre e Ontario's maternal, newborn and early child developmental resource centre.

A recomendacao no Canada e' que seu bebe seja EXCLUSIVAMENTE amamentado por 6 meses. Aqui se da' muita importancia ao Leite Materno. Tanta, que ja' conversei com maes canadenses que tiveram depressao pois nao tinham leite. Quanto a palavra "exclusivamente", isso significa somente leite materno. Nao e' recomendado nenhum outro liquido como agua ou chazinho.

Eu particularmente acredito que cada um e' cada um. E acredite, a experiencia e' diferente mesmo de um filho para o outro. A Ne e a Mel tem diferenca de 20 meses e estou tendo outra experiencia com a Mel. O mais importante e' que a gente nao compare um filho com o outro. Cada um e' cada um! A Ne estava pronta para solidos com 4 meses. Entao mesmo que a reecomendacao era comecar solidos com 6, resolvi comecar antes. A Mel ja' tem quase 6 e ela nao esta' pronta.

Mas como saber quando nosso bebe esta' pronto? O bebe esta' pronto para solidos quando:
  • consegue manter a cabeca em pe' durinha;

  • consegue sentar-se;

  • saliva quando ve alguem comendo, mostrando interesse;

  • abre a boca quando uma colher chega perto da boca;

  • mantem o alimento na boca e engole;

  • fecha a boca ou vira a cabeca quando nao quer mais.

A Vanessa com 4 meses ja' salivava e ficava desesperada quando nos via comer. Ela ate' gritava. Entao pra testar ofereci a ela maca raspadinha. Apesar de nao saber bem como comer ela se mostrou bem interessada. Jogou um pouquinho fora, mas engoliu um pouquinho. Entao resolvi comecar bem devagarinho. Comprei Rice Cereal e dava pra ela uma 1/2 colherzinha dissolvida com meu proprio leite e ela adorava. O importante e' preparar bem ralinho e ir engrossando e aumentando a quantidade com o tempo. Voce pode testar se o seu bebe esta' pronto para os solidos com Rice Cereal mistudado com seu leite ou formula, desde que seja bem ralinho.

A Mel nunca se mostrou interessada por nada que estivessemos comendo. Resolvi fazer o teste com a Mel essa semana, pois ela ja' esta' com 5 meses e meio, mas ela nem ligou. Mesmo assim vou iniciar os solidos quando ela completar 6 meses, pois aos 6 meses ela precisa de mais nutrientes e principalmente mais Ferro alem do leite materno e' claro. Ela tambem precisa comecar a praticar os musculos do maxilar.

  • Ofereca comidinha ao seu bebe apos o leite e continue breastfeeding ou formula durante o dia normalmente. A principio a comidinha deve ser adicional ao leite e nao deve substituir nenhuma mamada;

  • Comece um alimento novo na parte da manha ou almoco. Assim voce tem o dia inteiro para saber a reacao dele com relacao ao novo alimento.

  • Alimentos novos devem ser introduzidos separadamente. Se voce quer introduzir abobora e cenoura por exemplo, ofereca somente abobora por uns 3 a 4 dias e so' entao ofereca a cenoura. Note. voce pode ate' misturar cenoura com a abobora, mas sempre 1 alimento novo de cada vez. Dessa forma voce sabera' a reacao de cada alimento no organismo do seu bebe e conseguira' identificar rapidamente caso o seu bebe tenha alergia a algum alimento.

  • Nunca de comida ao seu bebe se ele estiver chorando. Nao associe comida a recompensa. De comida quando ele estiver feliz.

  • Sempre de comida ao seu bebe sentado. Evite o colo. O melhor e' que ele esteja no caderao (high chair) ou no Bumbo com a tray atachada.

  • Nunca force o seu bebe a comer.

Sinais de alergia: Vomito, diarreia ou problemas respiratorios.

... to be continued

3 comments:

Familia 4M said...

De
Adorei o post e estarei aguardando ansiosamente cenas do próximo capítulo!
Beijão para vcs e nas meninas!

Anonymous said...

Denise,
Parabéns pelo blog, estou acompanhado suas dicas com os bebes, tenho Gêmeos de 8 meses
bjs
Larissa

Heating Contractors Fullerton said...

Greeat read thankyou